POR MELHOR GESTÃO POR MELHOR
ENSINO
“PAUSA” POR MOACYR SCLIAR
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Competência:
Permitir que o aluno seja competente para realizar
leituras com sentido baseado em um contexto real de comunicação.
Habilidade:
Possibilitar que o aluno faça inferências através de
atividade cognitiva bem como o uso da leitura e suas áreas correlatas a fim de
discernir elementos tanto gramaticais quanto semânticos.
Estratégia:
A sala receberá o texto “Pausa” faltando o desfecho da
história. O professor fará a leitura em voz alta, fazendo os questionamentos (sondagem)
e checagem de hipóteses; A sala será dividida em grupos, em que os alunos
deverão criar um possível final para a história.
Atividade
1- “Vai sair de novo, Samuel?”
Por
que a esposa questiona o marido sobre sair de novo?
Será eu
ele costuma sair com frequência?
Que
palavra ou frase levou você a esta conclusão?
2- Após
a leitura do terceiro parágrafo o professor questiona sobre características
físicas do personagem e como os alunos imaginam que sejam os aspectos
psicológicos dele
3- A
mulher coçava a axilia esquerda.”
Que impressão causa nos alunos com o
gesto da mulher?
(semântica)
4-
Será
levantado um período de discussão que possibilite a aproximação no que tange as referências
verossímeis da história, para que se possibilite ao aluno confeccionar um
desfecho.
Dentre as demandas deste processo estão as sugestões que remetem características da história que se assemelham ao cotidiano do aluno.
Dentre as demandas deste processo estão as sugestões que remetem características da história que se assemelham ao cotidiano do aluno.
5-
Será
realizado uma leitura do texto na íntegra.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ENCONTRO PRESENCIAL
O grupo em que participei trabalhou o texto 'pausa'.
A sequência didática foi articular o conhecimento prévio do aluno com a história, permitir a interação durante a leitura com possibilidades de inferência do educando.
Podemos ver quais foram as atividades feitas por cada um dos participantes do nosso fórum e escolher uma atividade.
Gemima da Silva Freitas Oliveira.
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