segunda-feira, 17 de junho de 2013

articular o conhecimento prévio









POR MELHOR GESTÃO  POR MELHOR ENSINO
                                              “PAUSA” POR  MOACYR SCLIAR

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Competência:
Permitir que o aluno seja competente para realizar leituras com sentido baseado em um contexto real de comunicação.

Habilidade:
Possibilitar que o aluno faça inferências através de atividade cognitiva bem como o uso da leitura e suas áreas correlatas a fim de discernir elementos tanto gramaticais quanto semânticos.

Estratégia:
A sala receberá o texto “Pausa” faltando o desfecho da história. O professor fará a leitura em voz alta, fazendo os questionamentos (sondagem) e checagem de hipóteses; A sala será dividida em grupos, em que os alunos deverão criar um possível final para a história.

Atividade
            1-    “Vai sair de novo, Samuel?”


            Por que a esposa questiona o marido sobre sair de novo?
            Será eu ele costuma sair com frequência?
            Que palavra ou frase levou você a esta conclusão?

2-   Após a leitura do terceiro parágrafo o professor questiona sobre características físicas do personagem e como os alunos imaginam que sejam os aspectos psicológicos dele
3-  A mulher coçava a axilia esquerda.”
Que impressão causa nos alunos com o gesto da mulher?
(semântica)
4-      Será levantado um período de discussão que possibilite a  aproximação no que tange as referências verossímeis da história, para que se possibilite ao aluno confeccionar um desfecho.
  Dentre as demandas deste processo estão as sugestões que remetem  características da história que  se assemelham ao cotidiano do aluno.  
             5-      Será realizado uma leitura do texto na íntegra.



 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ENCONTRO PRESENCIAL

No encontro presencial foram apresentadas várias situações de aprendizagem de acordo com cada texto e grupo. A maioria bem interessante.
O grupo em que participei trabalhou o texto 'pausa'.
A sequência didática foi articular o conhecimento prévio do aluno com a história, permitir a interação durante a leitura com possibilidades de inferência do educando.
Podemos ver quais foram as atividades feitas por cada um dos participantes do nosso fórum e escolher uma atividade.

Gemima da Silva Freitas Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário