sábado, 8 de junho de 2013
Criar para escrever...
Certa vez, resolvi dar uma aula de redação diferente... Sem papel, lápis ou caneta. Entrava na sala e dizia aos alunos: 'Fechem os cadernos, guardem tudo e vamos à nossa aula de redação.' 'Mas professora, você não disse que vamos fazer uma redação?' 'Sim, meu anjo, vamos.' 'Fechem os olhos e pensem num personagem. Alguns minutos depois: 'Pensaram? Em quê?' E os alunos iam me dizendo no que haviam pensado, então dei a seguinte comanda: 'Agora você deve pensar em como é seu personagem, em como vive, como fala, enfim... Como é ele.' Algum tempo depois, eu escolhia um aluno e perguntava qual era o personagem dele. 'Ah, professora, eu pensei num objeto...' 'Não tem problema... Você não assistiu à Bela e a Fera? Lembra que os objetos falavam??? E nos desenhos animados, os animais também falam. Então, não há problemas quanto ao seu personagem, ele pode ser qualquer coisa.' Depois disso, eu pedia para a sala fazer questionamentos a respeito do personagem e o tal personagem precisava responder como o objeto que havia pensado. Só ao final dessa dinâmica toda é que os alunos iam para a escrita das suas redações. E era muito gratificante ver que as histórias saíam fluentemente e rendiam redações imensas e belíssimas.
Por Elizabete Oliveira.
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