segunda-feira, 17 de junho de 2013

situação de aprendizagem com o texto "Pausa"

Construção de Situação de aprendizagem  com foco em leitura

 “PAUSA”  (Moacyr Sclair)

     PÚBLICO - ALVO : ano  8º ano 7ª série

   TEMPO ESTIMADO - 3 a 4 horas aula. 

   OBJETIVO : Desenvolver uma abordagem no texto utilizando, simultaneamente, as  estratégias de predição e de checagem a partir do conhecimento do aluno,  do aluno – leitor, de mundo e da língua.

ATIVIDADE;
        1-    Ativação  de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses;
  A partir do título e do que for apresentado  do autor, faz-se  inferências que vão desde o gênero   conto até o conteúdo do texto( tempo no jogo de futebol, no filme assistido ou num relacionamento?)
·    Questionamento sobre o vocábulo “pausa”. O que o aluno sabe?
·    Se o aluno conhece o autor ou tenha lido algum texto  produzido por ele.
·    Se sabe o  gênero   conto?
·    O que esperar do conteúdo/ assunto do texto?
LEITURA DO 1º PARÁGRAFO
·        Questiona  sobre o que foi lido.
LEITURA DO 2º PARÁGRAFO
·        O que quer dizer “tom azedo”?
·        Por que ele sai todos os domingos?
·        Será que a fala do Samuel é sincera?
·        Samuel  ia realmente trabalhar ?
Obs: Fazendo o uso da leitura fragmentada a checagem de hipóteses ocorrerá durante todo o texto.
        2- Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
·                    Mudança do discurso direto para o indireto.
·                    Vocabulário desconhecido.
       3-  Produção de inferências locais. Produção de inferências globais
·                    Uso  da norma culta;
·                    Regionalismo.
       4- Recuperação do contexto de produção definição finalidades e meta da atividade da leitura.
Finalidade: Troca de impressões a respeito do texto lido; registro escrito para melhor  compreensão, avaliação critica do texto
Após a leitura, dividir a sala de aula em grupos, tendo cada grupo uma atividade:
·                    Encenação
·                    Reescrita da  história;
·                    Criação de um outro final
·                    Debate.

Minha situação de aprendizagem  com o texto    "Pausa"

Trabalhei  esse texto com minha turma de 8º ano ,tempo previsto três aulas para trabalhar esse texto,  sequência didática  em primeiro lugar  foi colocado o título na lousa, e perguntei a eles o que seria uma pausa?  Fui anotando tudo o que eles disseram, questionei se uma pausa era importante na vida das pessoas, e também perguntei o que eles achavam  que iria acontecer no texto.
Fiz uma leitura fragmentada,  parava a leitura e fazia algumas perguntas para verificar o que eles estavam entendendo sobre o texto, assim que lia o texto  perguntava como eles achavam  que eram as personagens,  ele foram montando  as características físicas e psicológicas da personagem,depois que eles falavam como eram as personagens, continuava lendo e parava novamente, e pergunta o que eles achavam que aconteceria a seguir, e eles diziam o que achavam que aconteceria, e eu anotava na lousa as respostas deles, depois continuava a ler e parava novamente,  eles ouviam com atenção e observei que eles manifestavam alegria quando conseguiam acertar alguma das  suposição que tinham feito, antes de terminar o texto  questionei  como seria o final do texto, eles falaram vários finais  e finalmente terminei de ler o texto. percebi  algumas manifestação de frustração porque esperavam outro final.
Foi trabalhado o vocabulário, com pesquisa  no dicionário.
Após a leitura, separei  a sala em dois grupos e foi feito um debate sobre o texto, com a intervenção do professor é claro, e para finalizar eles deram a opinião sobre o texto e o  pedi que dessem outro final  para o texto. Particularmente achei  que o trabalho ficou muito bom.

Por Elizabete Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário